Como manter seus vendedores motivados

Dicas para manter o vendedor motivado e evitar o turnover elevado

Tenho visto em muitos de meus clientes que existe um turnover significativo em algumas lojas e em outras nem tanto, isso me motivou a pesquisar qual era a diferença entre as lojas que conseguiam manter suas equipes e as lojas que tinham dificuldades essa dificuldade, descobri alguns pontos interessantes que eu vou compartilhar agora de uma forma simples e objetiva.

Quais os pontos me chamaram minha atenção: comecei comparando as comissões, depois os salários fixos, em seguida as formas de remuneração e os benefícios e o resultado foram tiveram uma diferença mínima entre as empresas, algo quase insignificante, mas então porque alguns conseguem ter uma equipe de vendas por mais de 4 anos enquanto outros mudam suas equipes a todo ano?

Resposta:

Os líderes das empresas que mantinham seus vendedores por mais tempo tinham as seguintes características:

 Estavam próximos a equipe;

 Acompanhavam os resultados de perto;

 Davam gratificações extras(não necessariamente dinheiro);

 Tinham uma preocupação com o vendedor e sua família;

 Eram flexíveis na comunicação com o vendedor ouvindo sugestões;

 Se preocupavam em alimentar alguns sonhos, como: facilitar na construção da casa própria, facilitar adquirir bens como, carro, TV, outros.

 Tinham gerentes que entendiam sua comunicação e viviam o mesmo comportamento.

Essa análise trouxe a reflexão de que para conseguir manter uma equipe competitiva, equilibrada e bom baixa rotatividade se faz necessário acompanhar os resultados, vivenciar a equipe e principalmente alimentar as esperanças e sonhos, porque é desta motivação que o vendedor precisa e valoriza. Fazê-lo entender que vendendo muito ele ganha mais dinheiro, ganhando mais dinheiro conquista objetivos e que esses objetivos podem ser facilitados pelo empresário é tão importante que eu já escutei pessoalmente equipes dizendo que não faria nada além das suas “obrigações” porque quem ganha dinheiro mesmo é só o empresário, o dono do negócio, isso é um absurdo? Depende da forma que o vendedor está sendo motivado. Se o vendedor entender que ele consegue conquistar sonhos vendendo bem e ainda sendo acompanhado por uma pessoa que alimenta e facilita essas conquistas, o que pode motivá-lo a mudar de empresa?

Então seguem algumas dicas:

1- Acompanhe sua equipe com resultados específicos

2- Crie bônus(não necessariamente dinheiro) para motivar aqueles que batem meta.

3- Ouçam e se comunique atentamente com seus colaboradores.

4- Se preocupem em alimentar os sonhos e os objetivos da sua equipe

5- Capacite seus gerentes para falar a mesma linguagem que você utiliza.

Sucesso e prosperidade sempre