Integração de sistemas impulsiona a transformação digital no mercado de contabilidade

Um dos mercados mais tradicionais do Brasil investe em soluções tecnológicas que sejam capazes de automatizar processos que levavam horas para serem executados

Autor: Marcella PedrosoFonte: A Autora

Nos últimos anos, o mercado de contabilidade tem passado por diversas transformações. Segundo pesquisa realizada pelo Capterra, 15% das MPEs ainda fazem a contabilidade da empresa em caneta e papel. A maioria – 61% – utiliza o Excel (ou planilha Google) e 24% usam algum software de gestão. Foi percebendo essa necessidade do mercado que a vhsys, empresa de tecnologia que entrega uma plataforma de gestão empresarial descomplicada para micro e pequenas empresas, desenvolveu a integração de sistemas que contam com soluções operacionais voltadas para contadores.

Presente há mais de 10 anos no mercado, a vhsys tem auxiliado diversos escritórios contábeis. Neste ano, a plataforma de gestão empresarial firmou parceria com a Ottimizza e com a Questor, possibilitando a integração com mais de 40 softwares contábeis. Para o profissional de contabilidade, a integração de sistemas possibilitou a transformação de dados financeiros das empresas em informações contábeis prontas com contas de débito, crédito e seu respectivo histórico contábil. Além disso, elimina-se a necessidade de parametrizar contas, buscar dados, manipular planilhas ou digitar lançamentos, ganhando mais tempo em processos, muitas vezes, considerados burocráticos.

“O mercado de contabilidade tem passado por grandes mudanças, impulsionadas, principalmente, pela transformação digital. Para a contabilidade, a parceria com empresas de tecnologia traz vantagens como praticidade e autonomia às rotinas. Processos que antes podiam levar horas, hoje o contador quem tem clientes que utilizam o sistema da vhsys, consegue realizar a mesma tarefa em minutos. Sendo assim, com a vhsys, os clientes possuem maior controle, por meio de uma plataforma simples e integrada trazendo os números do negócio num único lugar”, comenta Reginaldo Stocco, CEO da vhsys.

Segundo o levantamento realizado pela recrutadora Robert Half, a área de finanças e contabilidade deve se manter aquecida no mercado em 2022. A pesquisa mostra que a transformação digital da área torna as atividades menos operacionais, proporcionando aumento na capacidade analítica e estratégica do profissional. Permitindo que cada vez mais os contadores possam auxiliar também na tomada de decisão das empresas, o que pode ser determinante para que os negócios alcancem seus objetivos.

A mudança é perceptível

Para Gilson Strechar, CEO da Exacta Contabilidade, empresa de contabilidade para pequenos e grandes empreendedores localizados em 12 estados brasileiros, e CEO da Contadores SA, maior ecossistema Contábil da América Latina formado genuinamente por contadores, essa é uma movimentação que vem acontecendo há 3 anos e se faz necessária para o mercado. Cada vez mais os escritórios contábeis estão buscando lidar com clientes que estão organizados tecnologicamente, pois o tempo investido em um cliente que ainda atua pelos modelos antigos acaba se tornando trabalhoso e burocrático.

“O uso de tecnologia para gerenciar todos os processos internos se tornou essencial nos últimos anos. Aos poucos, a contabilidade foi se modernizando e soluções como a da vhsys foram se tornando essenciais para o mercado. Os clientes contábeis passaram a ter uma melhora na organização como também um controle financeiro, tributária e fiscal do seu negócio. Já por parte do uso da tecnologia pelos escritórios especializados, criou-se uma transparência maior dos nossos serviços oferecidos e de todos os processos que estão sendo trabalhados. A partir do momento que passamos a importar os dados dos clientes que utilizam essa tecnologia, conseguimos otimizar melhor o nosso fluxo de atendimento próximo do cliente como também uma entrega 100% precisa”.

A Exacta Contabilidade é parceira da vhsys desde 2020 e desde então, tem visto grandes melhorias com o uso da plataforma na organização dos seus clientes e principalmente um ganho significativo no atendimento a esse público, que continuou sendo humanizado, mesmo com o uso da tecnologia, mostrando que é possível atuar próximo sem perder a eficiência na execução do trabalho.

Já para Ronaldo Dias Oliveira, COO da Contadores SA., de certa forma a contabilidade online impulsionou a digitalização das empresas tradicionais que atuavam nesse segmento. É evidente que aos poucos elas estão de fato enxergando que a tecnologia e suas diversas opções de ferramentas tem muito a ajudar, não somente na coleta de informações, mas também podendo atuar de forma ainda mais próxima daquele cliente que sequer está no mesmo estado.

“O mercado tem buscado aliar os dois mundos high tech com high touch. O que precisa ficar claro é que a tecnologia é só o meio do encontro entre as duas partes, não é porque é digital que tem que ser robotizado, é usar o que a tecnologia tem de melhor para personalizar e singularizar o atendimento de cada cliente”, finaliza Ronaldo Dias Oliveira.