Celular também faz parte do trabalho: conheça regras de ergonomia para usar o aparelho sem prejuízos

Dicas podem fazer toda diferença na hora de reduzir dores

Autor: Flávia VianaFonte: Conversion

Trabalhar usando dispositivos eletrônicos já é algo totalmente comum no momento. Os computadores, que primordialmente substituíram as máquinas de escrever, são dispositivos essenciais para trabalhar em escritórios e empresas no geral, e agora o celular também faz parte desse pacote. Por funcionarem como microcomputadores, os celulares trazem inúmeras funcionalidades que podem dar praticidade para o dia a dia no trabalho; afinal, é por ele que a maioria dos mensageiros instantâneos é utilizada. Justamente por isso, muitas pessoas começaram a ficar horas de trabalho no celular, e, assim como no computador, para navegar via mobile, algumas regras de ergonomia também são necessárias. Confira algumas delas!

Alterne a posição das mãos e dos dedos

Uma dica importantíssima é sempre alternar a posição das mãos ao segurar o celular. A melhor postura para usar um smartphone é assegurando a rotação dele, e lembre-se que as mãos devem estar alinhadas à área inferior do celular, próximo ao botão de “menu” que por padrão todos têm. Prefira não passar mais do que 30 minutos utilizando uma mão, e alterne para a outra para que possa ter um descanso dos músculos. Da mesma maneira, faça a alternância dos dedos, para reduzir a dor por esforço repetitivo causada pela sobrecarga dos polegares.

Não fique curvado ao usar o celular

Um erro que muitas pessoas cometem é curvar o pescoço e os ombros para usar o celular, especialmente para responder mensagens. Essa posição pode trazer dores na região da cervical com o passar do tempo, e, por isso, prefira usar o celular com o pescoço reto, um pouco erguido, e segurar o celular na mesma altura do seu rosto.

Não segure o celular com força

Ao pegar no celular com mais leveza, você evita tensionar os dedos e as mãos (e, consequentemente, os pulsos), garantindo a ergonomia correta para o uso. Lembre-se que o seu dedo médio e o seu polegar devem ser capazes de tocar ao redor do celular – isso evita que você aplique tanta força para segurá-lo. Para ler mensagens de texto ou participar de conversas, prefira posicionar o celular em uma superfície. Evite também digitar com os dois polegares, para que os dedos não fiquem sobrecarregados.

Procure um celular com o tamanho ideal

Pode parecer besteira, mas o tamanho do celular importa muito e depende também do tamanho das suas mãos. Modelos grandes, como iPhone XR, são melhor posicionados em pessoas que possuem as mãos maiores; da mesma maneira, há modelos que possuem menos polegadas na tela, o que facilita para quem tem as mãos um pouco menores.